quinta-feira, 25 de abril de 2013

Especialização em fonoaudiologia


Olá pessoas, tudo bem com vocês?
Andei meio sumida porque estava terminando o período e estava sem tempo, mas isso não vem a caso.
Bom, eu tinha dito no primeiro post que a fonoaudiologia era dividida em cinco grandes áreas  que são espécie de especializações que o fonoaudiólogo quando terminar a faculdade tem a possibilidade em se especializar em uma delas e depois se aprofundar em um determinado assunto.
Bom pra começar as nossas especialidades, hoje eu irei falar sobre a motricidade orofacial. O que é isso Lis? É um ramo da fonoaudiologia que visa o tratamento de funções inadequadas nos músculos da face. Que trataram consequências nas funções de um sistema que será responsável pela sucção, deglutição  e mastigação, que são chamadas de funções estomatognáticas, devido fazerem parte do sistema estomatognáticos.
Em nível de curiosidade o que é sistema estomatognático: identifica um conjunto de estruturas bucais que desenvolvem funções comuns, tendo como característica constante a participação da mandíbula.
Essa área não pode ser trabalhada sozinha, ela sempre ou na grande maioria das vezes é acompanhada por uma equipe multidisciplinar, como ortodontista (que irá tratar das partes duras, no caso ossos e dentes), uma dentição errada altera toda essas funções citadas em cima, por isso que se precisa de um ortodontista pra ser feito os procedimentos que só cabem a eles, e o fonoaudiólogo entra com a intervenção fonoaudiológica para regular as funções e os músculos.

E por hoje é isso, qualquer dúvida é só deixar recado no post que eu respondo. Beijos!


0 comentários:

Postar um comentário