domingo, 24 de março de 2013

Segundo encontro cientifico de otorrinolaringologia, e a fono?


Olá galerinha, como estão às coisas? Espero que bem!
Então, nessa última sexta-feira (22 de março), ocorreu lá no Hotel Radisson (Aracaju) o segundo encontro cientifico de otorrinolaringologia, e o tema foi SAOS (Síndrome da Apneia obstrutiva do sono), então eu estive lá pra trazer um pouquinho desse mundo pra vocês.

Muitos devem está se perguntando, ouxente Fonoaudiologia trabalha com distúrbios do sono?
Então, pra acabar com suas dúvidas a resposta é SIM.

O que seria o SAOS? É obstrução da passagem do ar nas vias aeres superiores, não tem aquele seu tio que ronca mais do que um porco quando tá dormindo? Então, ele pode ter a síndrome, mas existem outros fatores que irão contribuir para um diagnóstico efetivo sobre a suspeita da doença, não se pode pensar ah, ele ronca e pronto, tem exames e tem parâmetros que fazem com que se tenha um diagnóstico exato, então é sempre bom ficar de olho, ronca demais, tem muitas paradas respiratórias a noite, tem sono diurno, falta de atenção, obesidade e outros ‘n’ problemas, visitar o otorrinolaringologista é valido.

Sim, mas cadê o fonoaudiólogo nessa história? Kkk

Então, o que provoca o ronco ou até mesmo o fechamento das vias muitas vezes é o relaxamento dos músculos das vias aeres, o fonoaudiólogo especialista em motricidade orofacial, irá trabalhar com esse paciente uma forma de enrijecer essa flacidez e dá uma melhora na hora do sono, fazendo com que os músculos não se colapsem durante o sono, causando o fechamento das vias aeres.

Sempre é válido lembrar, que se precisa de uma equipe multidisciplinar para que haja um ganho maior ao paciente.
E ficamos por aqui hoje, na próxima semana (ou quando eu tiver tempo de novo rs), beijos beijos e se cuidem!

0 comentários:

Postar um comentário